PROJETO VALORIZANDO VIDAS

Levar alegria através da linguagem do palhaço. É desta forma que os assistidos da AAACASE, se apresentam no setor de oncologia do HUSE. O projeto ‘’AAACASE VALORIZANDO VIDAS’’, foi lançado em outubro de 2018. Ele foi criado para levar de uma forma lúdica, amor, esperança, fé, alegria as pessoas que fazem tratamento oncológico no Hospital de urgência.

Os assistidos transformaram o velho e conhecido jaleco dos médicos em uma das partes que compõe o uniforme. Cada jaleco recebeu bolsos coloridos e apetrechos espalhados por todo o corpo como termômetro gigante, óculos coloridos, aparelho de aferir pressão. Os sapatos tradicionais foram trocados por sapatos divertidos e meias coloridas. Também foram trocadas as calças. Inicialmente o projeto começou com os assistidos da instituição, pessoas que venceram o câncer e pessoas ainda em tratamento, outras pessoas que não tiveram o câncer se juntaram ao grupo, totalizando doze voluntários. A AAACASE foi a responsável pela compra do material de cada ‘’palhaço’’. Em um ano, foram adquiridos doze jalecos, vinte batons, seis estojos de sombras com diversas cores, três conjuntos de base, blush, pó, lápis de olho, delineadores, kit de pintura artística, não podendo faltar os adereços como pulseiras, colares, brincos, perucas, lenços, acessórios de animação como tambores, apitos, cornetas, caixa de som. Cada componente tem o próprio kit individual.

Pelos corredores do hospital, música e muita diversão anunciam a presença dos doutores. Pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde são contagiados pelas brincadeiras, pelos depoimentos de superação e já ficam na expectativa da visita do grupo.

Sentimento de tristeza, indignação e angústia geralmente decorrentes do câncer, desaparecem por um instante quando os ‘’doutores’’ surgem pelos quartos e salas de quimioterapia interagindo com os internos.

Apesar do pouco tempo, o projeto ‘’AAACASE Valorizando Vidas’’ já tem gerado resultados positivos na ala oncológica, com reconhecimento da própria unidade hospitalar. Com um ambiente mais descontraído e leve, os relatos são de que a autoestima dos pacientes tem melhorado. Desta forma a AAACASE recebeu convite para atuar no pronto atendimento da pediatria e assim o fez uma vez por semana descontraindo as crianças.

Projetos / Programas

PILATES

O pilates como prevenção e reabilitação.

Pilates

DOAÇÃO PERUCAS

Perucas são doadas para mulheres em tratamento oncológico.

Doação perucas

AURICULOTERAPIA

A manutenção da saúde por métodos alternativos.

AURICULOTERAPIA

LANCHE NO HOSPITAL

Realizada todas as Segundas-feiras, no setor de Oncologia do Hospital de Urgência Hospital João Alves Filho.

Leia Mais

PROJETO DANÇAS E RITMOS

Quem dança é mais feliz.

Leia Mais

AAACASE EM CANTO

A música como forma de auxilio no tratamento do câncer.

Leia Mais

AAACASE EM BELEZA

Pacientes com maior autoconfiança, estabilidade emocional, pensamentos positivos terão maior propensão ao bem-estar psicológico.

Leia mais

FISIOTERAPIA

Melhora a qualidade de vida desde o diagnóstico até o final do tratamento, reabilita, evita o atrofiamento dos músculos; condiciona e adapta o paci...

Leia mais

VALORIZANDO VIDAS

Projeto criado para levar de forma lúdica, amor esperança, fé, alegria as pessoas que fazem tratamento oncológico no Hospital de urgência.

Leia mais

CUIDANDO DO CUIDADOR

Promoção do bem-estar do paciente e de seus familiares, a AAACASE formou um grupo de apoio responsável em dar suporte emocional aos cuidadores.

Leia mais

AMIGAS DA MAMA

Beneficia mulheres mastectomizadas. Feitas de prótese artesanal, os acessórios são acomodados no sutiã e simulam as mamas com perfeição elevando a ...

Leia mais

Página atualizado em: 09-03-2022.